É afiliado ou produtor e deseja viver de vendas na internet? Então, fique atento: é premissa indispensável a consciência de que na web tudo muda muito rápido. É preciso estar sempre ligado, criar ou mudar de estratégia frequentemente, afinal, são raríssimas as que perduram muito tempo funcionando com resultados estáveis.
Por isso, detalhamos aqui nove estratégias já utilizadas e que, uma hora ou outra, podem fazer você mudar o jogo e lucrar muito mais!
1. Faça de grupos de nicho o seu caderno de notas! E também compartilhe nestas mesmas comunidades tudo que aprender, assim mais pessoas serão impactadas. Praticando regularmente, verá que muitos passarão a te seguir e também pedir sugestões de produtos e serviços que você está consumindo.
Como? É simples: nos grupos de Facebook as postagens que mais engajam ficam sempre no topo do feed. E quando se trata de comunidades de nicho, fica ainda mais fácil. Produza conteúdos regulares, com qualidade e rapidamente as pessoas vão começar a te adicionar e solicitar mais informações no privado. Isso acontece, justamente, pois há muitas de postagens malfeitas e até mesmo spam nos grupos. Se você for disruptivo, será como um grande “salvador da pátria”. É a partir daí que os resultados começam a acontecer.
2. Crie um perfil de nicho no Instagram, bem segmentado, comece a gerar excelentes conteúdos e de forma frequente, usando todas as táticas de engajamento possíveis e “vendendo” o mínimo possível.
Aqui vão alguns exemplos:
- Emagrecimento para hipertensos.
- Alfabetização para autistas.
- Fisioterapia para Tenistas
A hipersegmentação, aliada à conteúdos de qualidade, não vai te dar milhões de seguidores. Em compensação vai gerar um alto nível de engajamento. No mundo das redes sociais os rótulos de “bons profissionais” mudaram. É muito difícil que alguém, que é o único a falar de um determinado assunto, não seja visto como “o melhor” – exceto se o material for muito ruim. Ao utilizar esse formato, com o tempo você terá dezenas de maneiras de monetizar, seja prestando serviços ou oferecendo produtos (digitais ou não) como produtor ou afiliado.
3. Crie comunidades e as mantenha engajadas, isso proporciona enormes resultados no médio e longo prazos.
Pense em um universo de 15 comunidades, ativas desde 2015 e com uma audiência altamente engajadas. Mesmo sem ofertas frequentes, basta um post e é chuva de vendas! Este é o poder de quem investe em comunidades.
4. Venda produtos com alta demanda fazendo anúncios no Messenger ou via WhatsApp.
Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, dessa forma você vai aprender mais sobre os produtos e clientes. Quando bem executada, a venda pode gerar ROIs absurdos. De todas, esta é a estratégia que mais traz ganhos até hoje. Basta usar copys bem feitas, uma oferta legal e ter um ou mais “vendedores” de plantão para você fazer praticamente qualquer tipo de negócio online decolar.
5. Use o Pinterest. Com alto potencial e ainda pouco explorado, a plataforma é uma excelente ferramenta para gerar tráfego. Além de ser fácil de usar, pois bastam postagens simples, é possível fazer coisas incríveis e atrair muitas pessoas engajadas para o seu site.
6. Use o Youtube. Se o seu negócio é gravar vídeos, aparecendo na tela ou não, então, você precisa usar o canal.
Ao invés de ficar só assistindo, você já parou para analisar o número de visualizações de vídeos de review e de unboxing? Passe a observar e comece hoje mesmo a fazer reviews dos produtos que vende. O público é enorme e quentíssimo!
7. Se você é preguiçoso e não quer estudar, nem investir muito tempo ou dinheiro para aprender a fazer da forma correta, uma boa saída é recorrer ao SPAM. Basta publicar o seu link de afiliado em comentários de qualquer postagem, anúncios ou coisas do tipo.
8. Outra boa maneira de vender como afiliado é criando copys que envolvem histórias (reais), postar nas suas redes sociais e não usar links. Esta não é uma habilidade para qualquer um e precisa ser bem treinada. Quem já usou e ainda é uma grande referência nisso é o Giordano Narada.
9. Lançamentos no Whatsapp, bem executados, dificilmente dão prejuízo, pois seguem um dos principais pilares do marketing digital, o conceito de listas.
Assim como acontece nas comunidades, listas bem trabalhadas possuem um potencial gigante de vendas no curto, médio e longo prazos, além de manter sempre o seu nome ou o nome da sua empresa latente na mente das pessoas. Fazer lançamentos pelo Whatsapp é relativamente simples. Funcionam muito bem, por exemplo, para uma promoção relâmpago.
Todas as estratégias, apesar de nada complexas, exigem esforço e dedicação para serem bem executadas. Sempre desconfie de promessas de ganho fácil e de forma automática, como se vê aos montes por aí, ok?
Bora vender!
Aqui você pode saber mais sobre o livro do Camilo Coutinho
E aqui um vídeo sobre o livro do Silvio Meira, um dos melhores que já li na vida!